O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou nesta segunda-feira, 22, que não vai participar da inauguração do aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, que contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro nesta terça. Ele usou as redes sociais para dizer, em vídeo, que o evento se transformou em uma "convenção político-partidária" e que não está de acordo com isso.
"A medida anunciada é excluir o povo da inauguração, fazer uma inauguração restrita a poucas pessoas, escolhidas a dedo como se fosse uma convenção político-partidária. Não posso concordar com isso. Por isso, não vou comparecer à inauguração do aeroporto que o povo da Bahia construiu, que o Governo do Estado construiu", afirmou ele. A cerimônia, prevista para 300 pessoas, teria agora 600, sendo que apenas 100 na cota do governador.
Na sexta passada, o presidente foi gravado dizendo para o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que "daqueles governadores de 'paraíba', o pior é o do Maranhão". Ele não sabia que o áudio estava sendo captado pela TV Brasil, emissora pública ligada ao governo, que transmitiu o café da manhã do presidente com jornalistas estrangeiros na íntegra. Há trechos inaudíveis da conversa e não é possível entender todo o contexto.
A declaração foi criticada por governadores da região. Eles afirmaram, em carta, que independentemente de diferenças políticas, "o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas".
Fonte: Terra
COMMENTS