A Coelba vem realizando a Operação Varredura de combate ao furto de energia na microrregião de Jequié, que corresponde aos municípios de Jaguaquara, Maracás, Brejões, Santa Inês, Manoel Vitorino, o próprio município de Jequié, dentre outros. Os técnicos da distribuidora realizaram na região, de janeiro a outubro de 2019, mais de 5,7 mil inspeções em unidades consumidoras, sendo 1,2 mil delas autuadas por situação irregular.
Em toda a Bahia foram realizadas mais de 180 mil inspeções, sendo autuadas e desativadas 61 mil unidades de forma irregular. A energia recuperada nessas operações é suficiente para abastecer o município de Vitória da Conquista por sete meses.
O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Como denunciar
Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Coelba mantem um programa constante de inspeções. A empresa possui canais de denúncia para casos de fraudes e furtos. As informações podem ser passadas, anonimamente, pelo telefone 116 ou através do site www.coelba.com.br
Segurança
As operações de fiscalização também são realizadas com o apoio da Secretária de Segurança Pública, em todo o estado, e tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos e impactos das irregularidades.
A Coelba reforça que quem faz ligação clandestina corre o risco de sofrer acidentes graves, pois envolve a manipulação de circuitos energizados. Os técnicos da Coelba recebem horas de treinamentos específicos para atuar na rede elétrica.
COMMENTS