Nesta semana, a Agência Nacional de Águas (ANA), divulgou os resultados do relatório que traz dados do Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB), informados pelos 32 órgãos nacionais e estaduais responsáveis pela fiscalização da segurança de barragens no país.
De acordo com o relatório, a Barragem de pedras, em Jequié, está fora das que estão com estrutura danificada. A quantidade de barragens que são consideradas em situação preocupante é de 68 em todo país.
Sete barragens da Bahia estão na lista das que precisam de mais atenção por conta de algum comprometimento estrutural importante,são elas Apertado (Mucugê), Araci (Araci), Beco Bebedouro (Seabra), Luiz Vieira (Rio de Contas),Tabua (Ibiassucê), Vilobaldo Alencar (Ruy Barbosa) e Zambumbão (Vale do Paramirim). Conforme o relatório, entre as irregularidades apontadas foram listados erosões, rachaduras, buracos, infiltrações, corrosão de tubulações, presença de vegetações, afundações e fissuras.
De acordo com a ANA, 68% das barragens que estão submetidas à Política Nacional de Segurança de Barragens têm Dano Potencial Associado (DPA) alto. 23% apresentam Categoria de Risco (CRI) alta. Há 909 barragens no país que têm tanto CRI quanto DPA alto - o que representa 19% das classificadas. Em relação ao relatório anterior, houve aumento de 26% das barragens que foram classificadas nas duas categorias de risco.
Fonte: Agência Nacional de Águas (ANA)
COMMENTS