Como parte importante da história local, de acordo com registros da época, o Casarão Histórico Nestor Ribeiro, que está localizado no Centro da cidade, teria sido palco de diversos acontecimentos relevantes para a cidade, como a reunião que definiu a escolha do padroeiro de Jequié, Santo Antônio; os encontros do ‘Clube União’ e as reuniões políticas, que trataram dos problemas da, então, “Vila de Jequié”.
O imóvel, adquirido pelo município há cerca de 12 anos, será tombado a partir do decreto de tombamento histórico e arquitetônico, assinado pelo prefeito Sérgio da Gameleira na última sexta-feira, com vistas à salvaguarda do bem cultural material.
Localizado na Rua Nestor Ribeiro, número 593, esquina com a Rua D. Pedro II, no Centro da cidade, o imóvel sofreu uma restauração estrutural, realizada pela Secretaria de Infraestrutura, que contemplou a pintura da área externa e piso externo, assim como a pintura de toda a área interna, restauração das janelas e telhado, instalações hidráulicas e elétricas. Algumas trincas do imóvel foram tratadas, mantendo-se seu aspecto original.
O primeiro proprietário do imóvel, Nestor Ribeiro, foi um dos responsáveis pela emancipação político-administrativa de Jequié e ativo homem de negócios. Nestor Ribeiro, natural do município de Ituaçu, no sudoeste baiano, aportou em terras jequieenses na segunda metade do século XIX. O casarão foi construído no último quarto do século XIX, ostentando, portanto, o estilo das grandes construções soteropolitanas da época.
COMMENTS