A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, por meio do departamento de Vigilância Epidemiológica apresenta mais o novo painel gráfico que mostra o acumulado de casos confirmados da Covid-19 em Jequié, de 11 de abril a 20 de junho. A Secretaria Municipal de Saúde teve a confirmação laboratorial do primeiro caso no dia 23 de março e, atualmente, possui 706 casos confirmados. Destes, 302 casos foram confirmados pelo teste RT-PCR e 401 casos pelo teste rápido (IgG e/ou IgM) e 3 por critério Clínico Epidemiológico.
De acordo com dados apresentados pelo departamento de Vigilância Epidemiológica, Jequié continua a tem maior número de casos confirmados da Covid-19 na faixa etária de 30 a 39 anos, tendo sido registrados 130 pessoas dentro deste perfil, totalizando 28,61% dos casos positivos.
Os casos confirmados de Covid-19 em profissionais de saúde, no município, somam 28%, com um total de 200 pessoas. Para fins deste relatório, também são considerados como profissionais de saúde os motoristas, recepcionistas, técnicos e auxiliares administrativos ligados, direta ou indiretamente, a um serviço de saúde. Até o momento 18 casos foram confirmados entre os profissionais da segurança pública testados, num total percentual de 3%.
Dos casos positivos confirmados, até o momento, 17 estão internados, sendo 6 em leitos clínicos e 11 em Unidades de Terapia Intensiva. 250 pacientes com o vírus ativo estão em quarentena, 415 pacientes estão recuperados. No município ocorreram 24 óbitos de residentes e 21 óbitos de pessoas de outras cidades que estavam em tratamento em Jequié, os chamados óbitos por ocorrência.
Por recomendação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) o item relativo ao número de óbitos conta como óbitos por residência as pessoas que são moradoras da cidade e óbitos por ocorrência as pessoas que não são moradores da cidade, mas os óbitos ocorreram em Jequié. Para fins desse relatório, a taxa de letalidade foi calculada com base nos óbitos por residência e está em 3,39%. Os demais pacientes permanecem em quarentena nas suas residências sob monitoramento diário da Vigilância Epidemiológica do município.
A respeito da distribuição dos casos confirmados por bairros do município de Jequié, o Jequiezinho continua sendo o mais acometido pela virose em estudo, com um total de 235 pessoas acometidas pela doença (33,4% dos casos confirmados), ressalvadas as devidas proporções, já que o bairro é considerado um dos maiores da cidade.
Fonte: Prefeitura de Jequié
COMMENTS