A Polícia Rodoviária Federal (PRF) segue combatendo os crimes ambientais na Bahia. Na manhã de hoje (15), agentes federais durante fiscalização da Operação Bacamb (Castanheira I) no Km 792 da BR 330, em Jequié (BA) abordaram dois veículos que transportavam carga de madeira de forma irregular.
O flagrante ocorreu após abordagem aos veículos caminhão Ford F4000 e caminhonete D20. Na vistoria verificou-se que no compartimento de carga era transportada perfis de madeira (não beneficiada), do tipo cacau, umbaúba, pau pombo, espinheira, entre outras espécies.
Para esse tipo de carga é exigido a emissão de documentação especial, entre eles a Guia Florestal (GF) e o Documento de Origem Florestal (DOF), prevista na IN 21/2014 do Ibama. Porém, os condutores dos veículos não apresentaram a documentação legal para o transporte e incorreram na infração prevista na Lei de Crimes Ambientais, além das infrações administrativas.
Considerando o ocorrido, os motoristas assinaram os Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), por meio do qual se comprometeram a comparecerem perante o Juizado Especial Criminal, para responder pelas suas condutas.
Os veículos e as cargas foram recolhidos ao pátio da PRF e estão à disposição dos órgãos ambientais (INEMA).
Fonte: Nucom/PRF
COMMENTS