- Por Caio César*
Ocorreu na noite da última terça-feira, dia 25/06, na Câmara Municipal de Jequié, mais um lamentável fato que envergonha a todos/as os/as jequieenses.
Depois de ter uma matéria vinculada em redes sociais por um cidadão que apontava uma lista de 8 vereadores da base do prefeito, que segundo o mesmo, eram submissos ao executivo e, que além de fazer mal à cidade, correriam grandes riscos em suas reeleições em 2020.
A partir disso, o vereador Adriano Guião, parlamentar de primeiro mandato, depois de ver seu nome veiculado naquele texto, vai a Tribuna da Câmara Municipal e faz um pronunciamento pra lá de desastroso. Em sua fala ele xinga o autor do texto, pessoas do meio político jequieense que não possuem mandato e que em momento algum fizeram parte da confecção da matéria, além do próprio prefeito, quando o mesmo afirma que: “respeita todos, mas que não deixaria barato alguém falar dele, nem mesmo o prefeito.”
Adriano que vem do bairro do Joaquim Romão, teve um sucesso eleitoral que foi surpresa para muita gente. Eleito pelo PSOL, antes mesmo da posse, já era da base do atual prefeito. De lá pra cá, sua posição submissa, acrítica e fisiológica vem sendo a marca de seu mandato, infelizmente.
O parlamentar quebrou nitidamente o Decoro Parlamentar na noite desta terça-feira na Câmara, e no dia de hoje, já recebeu sua primeira penalização, que é a Censura nas sessões. Esta penalidade consta no artigo 101 do Regimento Interno da Câmara, como a primeira medida a ser tomada pela Mesa Diretora quando ocorre a quebra de Decoro. Se o caso se repetir, ele pode ter seu mandato suspenso, e em último caso, cassado.
Não bastasse a baixa intensidade de sua representação parlamentar com setores que lhe apoiaram no último pleito municipal, além de não cumprir com seu papel de fiscalizador do Executivo, não tem o mínimo de Decoro na Casa do Povo de Jequié.
Para fechar seus erros de condução no mandato - até o momento -, forçou apoiadores que possuem cargos de confiança no Executivo municipal a se fazerem presente na sessão de hoje, dia 26/06, todos com camisas e dizeres de apoio ao vereador.
É lamentável que um vereador use os termos que usou ontem para se referir a qualquer cidadão, sendo vereador ou não, político ou não; e para fechar, se utiliza de pessoas com cargos de confiança para demonstrar apoio à um fato lastimável e sem defesa!
*Caio César - Cientista Social, Mestre em Relações Étnicas e Professor de Sociologia.
COMMENTS