Os 111 anos da imigração japonesa no Brasil foram celebrados em sessão especial nesta segunda-feira (8) no Plenário do Senado. A homenagem lembra a chegada aos portos brasileiros, em junho de 1908, do Kasato Maru, navio que desembarcou no Porto de Santos (SP), trazendo 781 japoneses para trabalhar nas fazendas do interior paulista. Hoje, o país abriga a maior comunidade de descendentes nipônicos do mundo, com cerca de 2 milhões de pessoas.
A senadora Leila Barros (PSB-DF), que propôs a homenagem, destacou a contribuição dos japoneses para o desenvolvimento do Brasil e os laços de amizade entre os dois países.
— No decorrer dessa jornada, nipo-brasileiros têm contribuído para o desenvolvimento do Brasil em diversas áreas, fortalecendo as relações econômicas, humanitárias e científicas entre ambos — disse a senadora, que também enfatizou a forte presença de japoneses na capital federal.
Para o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, os dois países compartilham valores fundamentais como democracia, liberdade, e respeito às leis. Destacou em sua fala a histórica cooperação econômica entre ambos e disse considerar que a aprovação pelo Congresso Nacional de reformas, como a da Previdência, pode estimular que mais empresas japonesas invistam no Brasil.
Fonte: Agência Senado
COMMENTS