A confirmação de uma paciente da cidade de Ipiau, ter testado positivo para o novo coronavírus, na noite desta sexta-feira (27), acendeu o sinal de alerta no munícipio de Jequié, pois acompanhada a confirmação chegou também para o radialista Marcio Lima, apresentador do programa 93 Agora, na rádio 93 FM, que a referida paciente teria sido recentemente submetida a uma cirurgia cardiáca em um hospital no municipio, e que a mesma é ato contínuo e após o procedimento retornou para o Hospital Geral de Ipiaú - HGI, de lá seguiu de ambulância para a capital do estado, onde faz tratamento de quimioterapia. O profissional, com muita cautela e ética fez o registro da situação para que as autoridades competentes se manifestassem sobre o assunto.
De posse da informação passou a apurar o caso ouvindo pessoas ligadas a saúde do município de Ipiaú e Jequié, e encontrou respaldo junto a direção do Hospital Santa Helena, que de pronto informou toda a situação emitindo uma nota relatando toda situação, com o principal objetivo de esclarecer os fatos e tranquilizar a todos, diante do ocorrido. Confira a nota:
Prezado Marcio lima, e todos os ouvintes da 93 FM.
O hospital Santa Helena informa, que, uma paciente originária do município de Ipiaú, foi submetida a procedimento de angioplastia, devido a quadro de SCA (síndrome coronariana aguda ) - situação grave que, significa - INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO.
Tendo sido encaminhada em estado gravíssimo . Foi informado em relatório médico, que a mesma era suspeita de covid-19, e grave quadro de infarto agudo do miocárdio ( condição que causa elevada mortalidade ).
O hemodinamicista, foi informado por relatório do HOSPITAL GERAL DE IPIAÚ , que havia uma suspeita de possível contaminação por covid -19,entretanto devido a extrema gravidade da paciente o procedimento - o Cateterimo cardíaco com ANGIOPLASTIA - foi realizado e a paciente teve sua vida preservada.
Informamos, que o médico hemodinamicista fez uso de todos equipamento de proteção individual (EPI’s) e toda equipe de enfermagem, também o fez.
Todo o procedimento transcorreu sem qualquer incidente, com elevados padrões de segurança.
Tendo sido o setor da Hemodinamica, submetido a desinfeção completa imediatamente após o procedimento, com todos os elementos preconizados para esta circunstância .
Todo episódio foi de imediato, informado a SMS ( secretária municipal de saúde de Jequié), bem como a SESAB. E todos os trâmites de segurança foram observados .
Por fim, devemos esclarecer, que seguimos todos os padrões de segurança internacionais (OMS e do nosso MINISTÉRIO DA SAÚDE)
É que todos podem ficar seguros nas instalaçoes e com a equipe multidisciplinar do HOSPITAL SANTA HELENA .
Temos compromisso com a transparência , verdade e com a vida .
HOSPITAL SANTA HELENA.
COMMENTS