Embora a sede do Sindicato dos Bancários de Jequié esteja fechada atendendo ao decreto municipal, sem atendimento presencial ao público e também por entenderem que a melhor prevenção é o isolamento social, os seus dirigentes estão em home office (trabalho em casa). Mais sem deixar de atender aos colegas bancários e bancárias, que assim como muitos outros profissionais, estão na linha de frente fazendo o melhor para que os serviços essenciais sejam prestados de uma forma digna aos aposentados o pensionistas e a população como um todo, que necessitem dessea serviços. Mesmo nessa modalidade de contigenciamento "home office" nossos diretores tem recebido denúncias ou alertas, através dos aplicativos de mensagem, nas redes sociais ou em nossos telefones coorporativos, e estamos nos deslocando para averiguar as demandas "in loco" fiscalizar, e acionar as diretorias do respectivos bancos, e na medida do possível vem atendendo a solicitação dos bancários e bancárias.
Os dirigentes e os bancários entendem a necessidade do funcionamento do sistema financeiro, uma vez que a população dependem dos bancos para sacarem seus recursos e principalmente aposentados e pensionistas, para atender as suas necessidades primárias. Por mais que se orientem este público a trazer alguma pessoa da confiança para os orientá-los, eles preferem ir só, porque muitas vezes são roubados por acompanhantes, mesmo familiares. Isto faz exigir a presença do bancário para orientá-los.
Os sindicalistas defendem que mesmo com o funcionamento dos bancos, há alguns grupos que estão sendo dispensados de irem para o local de trabalho, maiores de 60 anos, gestantes, lactantes ou quem tem algum problema de saúde que impliquem em riscos, passando a desenvolverem os trabalhos em casa, utilizando os aparelhos de celulares e computadores, reduzindo assim o número de bancários nas unidades.
Dia 25 os diretores Fabiano Miranda e Celso Argolo percorreram as agências de Jequié para verificarem como estavam os funcionamentos dos bancos e se estavam sendo disponibilizados aos bancários os equipamentos de prevenção, recomendados pelos órgão oficiais de saúde, para preveni-los da contaminação do coronavírus. As situações em que perceberam destoar das orientações, buscavam a correção com a administração da agência, não havendo resolutividade, recorrem aos diretores e superintendentes regionais.
No dia 27 os diretores foram à base, na região do Vale do Jequiriçá, visitaram PA’s e agências bancárias em Ubaira, Santa Inês, Itaquara, Jaguaquara. Verificando se havia um alinhamento no funcionamento dos bancos, considerando a determinação do Banco Central que estabeleceu redução de 1 hora para atendimento ao público, passando a ser da 10h às 14h, e sobre os procedimentos no atendimento com segurança para os bancários e contingenciamento para atendimento de clientes, priorizando os serviços essenciais.
Havendo necessidade nos acionem nos aplicativos de mensagem ou através de ligação telefônica.
73-98147-9584 - Presidência
73-98833-2756 - Jurídico
73-99137-2558 - Finaceiro
73-98833-2757 - Secretaria Geral
73-98821-3005 - Assessor Adminsitrativo
COMMENTS