Com a alta incidência de casos positivos para dengue, zika e chikungunya no município, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, por meio do departamento de Vigilância Epidemiológica, com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), dará início nesta terça, 12, ao trabalho de pulverização de inseticida, com a utilização de dois carros fumacê, para bloquear a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças.
A ação, fruto da solicitação do prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, do deputado federal, Paulo Magalhães, e do deputado estadual, Euclides Fernandes, percorrerá os bairros Jequiezinho, Centro, Joaquim Romão, Boa Vista, Brasil Novo, Campo do América e o Km 3. De acordo com Tânia Lopes, coordenadora interina da Vigilância Epidemiológica, os meses de janeiro até o dia 7 de maio de 2020, em que foram notificados 782 casos prováveis de dengue, sendo 249 casos positivos.
O uso do carro fumacê é uma estratégia para controlar os mosquitos e consiste em passar um carro que emite uma nuvem de fumaça com baixas doses de um inseticida que permite eliminar a maior parte dos mosquitos adultos presentes na localidade, de modo a eliminar os mosquitos de forma segura e natural.
A recomendação da Secretaria de Saúde é de que, durante a passagem do carro fumacê, os moradores abram as portas, janelas e box de banheiro, para que as gotículas do inseticida possam chegar ao interior da residência, onde normalmente o Aedes Aegypti se abriga. Havendo animal de estimação na casa, é importante que seja retirado no momento da pulverização ou o mantenha longe do veículo fumacê, enquanto estiver sendo realizando o trabalho.
O inseticida tem ação temporária, portanto, não é preventivo, o que serve de alerta para que cada morador faça a sua parte, cuidando de sua residência, eliminando os criadouros das larvas do mosquito.
Fonte: PMJ
COMMENTS