Jequié News - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Terça-feira, 16 de Julho de 2024
BAMIN INVESTE EM OPERAÇÃO MAIS SUSTENTÁVEL PARA PRODUÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO DE ALTA QUALIDADE EM CAETITÉ

Economia

BAMIN INVESTE EM OPERAÇÃO MAIS SUSTENTÁVEL PARA PRODUÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO DE ALTA QUALIDADE EM CAETITÉ

Usina de beneficiamento da Mina Pedra de Ferro reduz as emissões de CO² substituindo o diesel pela energia elétrica

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Mina Pedra de Ferro, unidade produtora de minério de ferro premium da BAMINno município baiano de Caetité, alcança mais um importante indicador em seu programa de sustentabilidade. A usina de beneficiamento de minério recebeu investimentos para a adaptação de maquinário, passando agora a utilizar uma fonte de energia 100% elétrica, o que eliminou os motores movidos a combustíveis fósseis. A medida projeta para o ano de 2023 uma redução de 254,4 toneladas de CO² em relação ao ano de 2022.

“Este marco só é possível porque atuamos com lideranças comprometidas e focadas nas melhores performances de operação. Nos preocupamos em adotar as melhores práticas de proteção dos recursos naturais e colaborar para o bem-estar e qualidade de vida das populações”, destaca a diretora de ESG, Meio Ambiente, Relacionamento com Comunidades e Comunicação Corporativa da BAMIN, Rosane Santos.

Em plena operação desde 2021, a Mina Pedra de Ferro representa um dos maiores e mais sólidos projetos de mineração do Estado da Bahia, com capacidade atual instalada para produzir dois milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

A partir de 2027, o projeto verá sua capacidade operacional saltar para 26 milhões de toneladas anuais, quando o corredor logístico FIOL 1-Porto Sul estiver em operação. “Até lá, seguiremos priorizando uma mineração eficiente, focada em segurança e sustentabilidade”, afirma o  diretor de Operações da companhia, Fernando Carneiro.

OPERAÇÃO SUSTENTÁVEL - Para além dos investimentos em performance operacional, a Mina Pedra de Ferro já oferece ao mercado internacional um produto voltado para atender ao compromisso da descarbonização em escala mundial. A BAMIN realiza a extração e o beneficiamento de um minério de ferro com alto teor de pureza, a hematita. As próprias características do minério, de alta qualidade, oferecem à indústria mais eficiência, um menor uso do calor na siderurgia, o que significa menos emissões de carbono durante o seu processamento. “As siderúrgicas buscam um aço com selo verde, o que exige um minério high premium e estável, como o que é produzido na Mina Pedra de Ferro”, detalha a diretora de Sustentabilidade da BAMIN.

 

 

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Darana
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )