Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 22 de Outubro 2026
EUCLIDES FERNANDES SUGERE IMPLANTAÇÃO DE CAMPUS UNIVERSITÁRIO EM MARACÁS
Política

EUCLIDES FERNANDES SUGERE IMPLANTAÇÃO DE CAMPUS UNIVERSITÁRIO EM MARACÁS

A presença de uma universidade federal promove desenvolvimento científico, inovação, geração de empregos diretos e indiretos

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

O deputado estadual Euclides Fernandes (PT) indicou ao ministro da Educação, Camilo Santana, e ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, a realização de estudos visando a possibilidade de implantação de um campus de universidade federal no município de Maracás.

Na proposição, encaminhada através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o parlamentar argumenta que o município, localizado no território de identidade do Vale do Jiquiriçá, possui uma população estimada em aproximadamente 30 mil habitantes e apresenta características estratégicas que o qualificam para receber um campus de universidade federal.

“Além de seu porte populacional, Maracás encontra-se geograficamente bem localizada, com fácil acesso a diversos municípios da região, o que lhe confere potencial para se consolidar como polo educacional regional, atendendo estudantes de cidades vizinhas que atualmente precisam se deslocar por longas distâncias para ter acesso ao ensino superior público”, explicou Euclides.

Para o legislador, a instalação de um campus universitário federal no município representaria um avanço significativo na democratização do acesso à educação superior, contribuindo para a interiorização do ensino, a formação de mão de obra qualificada, o fortalecimento da economia local e a redução das desigualdades regionais.

“Além do impacto educacional, a presença de uma universidade federal promove desenvolvimento científico, inovação, geração de empregos diretos e indiretos e dinamização dos setores de comércio e serviços, transformando positivamente a realidade social e econômica da região”, acrescentou o deputado.

Ao concluir a indicação, Euclides Fernandes esclareceu ainda que a implantação de um campus universitário federal em Maracás se alinharia às políticas nacionais de expansão e interiorização do ensino superior público.

 

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Jequié News
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR