Jequié News - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025
Professores de Jequié participam de uma Assembleia no Dia Nacional de Paralisação da Educação.

Geral

Professores de Jequié participam de uma Assembleia no Dia Nacional de Paralisação da Educação.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A APLB de Jequié convocou a categoria de Professores Municipais para uma Assembleia Geral no Dia Nacional de Paralisação da Educação. Essa foi a atividade realizada no dia de luta em defesa da escola pública, pelo cumprimento do piso do magistério e pela valorização da carreira da categoria. O Ato aconteceu na manhã de quarta-feira (16) no Auditório do Centro Educacional Professor Brito e contou com a presença dos professores da rede pública municipal, o apoio da CTB, representado por Celso Argolo e a participação do Padre Thiago Teixeira falando sobre o tema: Fraternidade e Educação.

No momento dos encaminhamentos, a categoria deliberou de forma unânime por:

·         Não defende desconfigurar a Tabela do Magistério Municipal de Jequié;

·         Qualquer discussão sobre reformulação do Plano de Carreira precisará se dá em uma Comissão Tripartite ou Paritária que deverá ser nomeada para discutir o Plano de Carreira de forma democrática;

·         Em Jequié, o Piso Salarial deverá ser integralizado na ordem de 50,67% (17,43% (2019 e 2020) + 33,24% (2022);

·         A categoria de professores municipais se posicionou favorável no parcelamento do percentual da integralização do Piso Salarial, a partir do mês de abril de 2022.

·         A integralização do Piso também será estendida aos professores aposentados em cumprimento da paridade que é garantida na Lei Municipal de Previdência de Jequié.

Foi informado na assembleia, que em reunião com o Governo Municipal, na quarta-feira (14), a entidade sindical, para viabilizar a integralização do Piso, apresentou uma proposta junto com o Assessor Técnico, Joel Câmara, sobre o início da integralização do Piso ser pago com a primeira parcela a partir do mês de abril de 2022. A diretoria sugeriu diluir a integralização do Piso em parcelas, sem desconfigurar a Tabela Salarial do Magistério Municipal. Os diretores presentes nessa reunião também reivindicaram a garantia da integralização do Piso para os (as) professores (as) aposentados (as) do IPREJ. Também a direção do sindicato reafirmou que a reformulação do Plano de Carreira precisa se dá em uma Comissão Tripartite ou Paritária de forma democrática. Ao final dessa reunião, ficou acertada a realização de outra agenda com a presença do prefeito, ainda neste mês de março, para discutir a resposta da prefeitura quanto aos números apresentados pela APLB-Sindicato de Jequié.

Além dessas reivindicações, de forma local, o dia de Paralisação da Educação defende nacionalmente:

– Cumprimento do piso do magistério 2022 (R$ 3.845,63 e 1/3 de jornada extraclasse) em todas as redes escolares.

– Regulamentação do piso salarial dos profissionais da educação (art. 206, VIII da Constituição Federal).

– Valorização dos planos de carreira, contratações por concurso público e contra a Terceirização na educação.

– Revogação do “Novo Ensino Médio” excludente e de formação minimalista dos estudantes.

– Contra a Militarização escolar, o homeschooling (educação domiciliar) e a Lei da mordaça (Escola sem Partido).

A Diretora da APLB, Caroline Moraes, reafirmou que o ano letivo de 2022 iniciou nos trazendo grandes desafios, por isso é preciso zelar pela unidade, pelo diálogo e bom senso na defesa da educação pública e dos direitos da carreira do Magistério Municipal.

 


 

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )