Jequié News - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Sabado, 18 de Janeiro de 2025
SETRE IMPLANTA OS ÚLTIMOS DOIS NÚCLEOS DA REDE DA AGENDA BAHIA DO TRABALHO DECENTE

Geral

SETRE IMPLANTA OS ÚLTIMOS DOIS NÚCLEOS DA REDE DA AGENDA BAHIA DO TRABALHO DECENTE

Esses são os dois últimos núcleos da rede da ABTD a serem implantados, contemplando todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Mais dois núcleos da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD) são implantados pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), nesta quinta (06/06) e sexta-feira (07/06), nos Territórios de Identidade do Vale do Jiquiriçá, no município de Jaguaquara, e no Território de Identidade Médio Rio de Contas, em Jequié, respectivamente.

O encontro em Jaguaquara reuniu, na Câmara Municipal, representantes da sociedade civil, sindicatos, empregadores e de instituições que atuam no mundo do trabalho com o objetivo de debater a Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD) e obter contribuição para a implantação de políticas públicas visando o trabalho digno.  Em Jequié,  a cerimônia de implantação será a partir das 8h30 desta sexta-feira, no Hotel Granterrara, no centro da cidade. 

Esses são os dois últimos núcleos da rede da ABTD a serem implantados, contemplando todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia. Lançada em julho do ano passado, a Rede da ABTD contou com 13 núcleos instalados em 2023 e os outros 14 no primeiro semestre de 2024.

Para o secretário-executivo da ABTD, Álvaro Gomes, os debates realizados a partir dos nove eixos que formam a Agenda Bahia do Trabalho Decente são fundamentais para criação de políticas públicas que enfrentem o trabalho indigno. “Nossa objetivo é difundir os princípios da Agenda e envolver a população nesse debate para termos mais e melhores políticas públicas”, disse.

De forma pioneira, a Bahia implantou em 2007 a ABTD e seus nove eixos prioritários: erradicação do trabalho infantil; erradicação do trabalho escravo; saúde e segurança do trabalhador; promoção da igualdade da pessoa com deficiência (PcD); promoção de igualdade de gênero e raça; trabalho doméstico; juventude; serviço público e empregos e trabalhos verdes.

A Agenda busca contribuir para o trabalho decente, conceito formalizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1999, cuja definição é “o trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna”.

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )