Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 30 de Setembro 2026
APLB Sindicato e o início do ano letivo 2018 na rede municipal de Jequié
Geral

APLB Sindicato e o início do ano letivo 2018 na rede municipal de Jequié

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

O Sistema Municipal de Ensino de Jequié possui 87 escolas municipais que tiveram ou terão o início do ano letivo de 2018 em dias diferenciados, o que causa preocupação aos estudantes, pais, mães, professores e funcionários, pois é preciso organizar calendários letivos diferenciados que contemplem o cumprimento do que é exigido por Lei, diante dessa diversificação de início das aulas.
Além da diversidade de dias de início das aulas dentro de um só Sistema Municipal de Ensino, há também a realidade de que algumas escolas iniciaram as aulas ainda com a continuidade das reformas, o que demanda uma atenção maior, no sentido de garantir que não haja prejuízo no processo de ensino e aprendizagem, que não afete a saúde na atuação dos trabalhos desenvolvidos pelos professores e funcionários, como também a reforma deve contemplar a necessidade da escola e que não sofra interferência, ou seja, que o início das aulas não venha “aligeirá-las” de forma a comprometer a qualidade do serviço. É preciso que haja a fiscalização dessas reformas por parte da Comunidade Escolar e por quem tem interesse em fiscalizar os gastos com o dinheiro público. Em algumas escolas, no mês de março, notou-se a diminuição de quantitativo dos trabalhadores que estão prestando serviço de manutenção, ampliação e construção das escolas, mesmo sem os trabalhos de conclusão.
As escolas para ter o seu funcionamento pleno necessitam também dos Funcionários de Apoio e há a informação de que alguns desses funcionários estão nas Unidades Municipais de Ensino ainda sem regularizar a situação salarial com a Empresa Terceirizada.
Outra realidade que foi possível observar, de janeiro a março deste ano, exonerações e consequentemente nomeações de gestores escolares da seguinte forma:
  • 09 Diretoras Efetivas exoneradas e 02 diretoras efetivas nomeadas;
  • 08 Diretoras Não Efetivas nomeadas e 01 Diretora Não Efetiva exonerada.
Situação que dar margem a rotatividade de nomeação e exoneração dos gestores escolares, o que não é recomendável.
Em se tratando do início do ano letivo com a garantia de que não haja interrupção das aulas por falta de professores, é possível observar a publicação no Diário Oficial do Município dos seguintes Editais:
  • Em 14 de março de 2018 o Edital de Nº 03/2018 da Seleção pública para cadastro reserva para cargos de professores de História, Geografia e Língua Inglesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental;
  • Em 26 de março de 2018 foi publicado o Edital de Nº 05/2018 da Seleção Pública para preenchimento de vagas temporárias para cargo de professor – Anos Iniciais do Ensino Fundamental- das Escolas Nucleadas do Campo situadas em localidades de difícil acesso.
Os Editais dessas seleções foram publicados dias depois das aulas terem iniciado na maioria das escolas municipais, ou seja, tardiamente.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Jequié News
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR