Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 30 de Setembro 2026
Barroso pede desculpas após chamar Joaquim Barbosa de
Geral

Barroso pede desculpas após chamar Joaquim Barbosa de "negro de primeira linha"

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso pediu desculpas nesta quinta-feira (8) por ter chamado o ex-presidente da Corte Joaquim Barbosa de “negro de primeira linha”. De acordo com ele, a afirmação foi "infeliz". A colocação foi feita pelo ministro na última quarta-feira (7), durante a cerimônia de inauguração da foto de Barbosa na galeria de ex-presidentes do tribunal.
Barroso pediu a palavra logo na abertura da sessão de julgamentos desta quinta para se retratar pela afirmação. “Primeira linha se referia, como intuitivo, a acadêmico. E a referência a negro era para celebrar uma pessoa que havia rompido o cerco da subalternidade, chegando ao topo da vida acadêmica”, disse.
“Contudo, manifestei-me de um modo infeliz e utilizei a expressão ‘negro de primeira linha’. Não há brancos ou negros de primeira linha porque as pessoas são todas iguais em dignidade e direitos sendo merecedores do mesmo respeito e consideração. Gostaria de pedir desculpas às pessoas a quem possa ter ofendido ou magoado com essa afirmação infeliz. Gostaria de pedir desculpas, sobretudo, se, involuntária e inconscientemente, tiver reforçado um estereótipo racista que passei a vida tentando combater e derrotar”, completou.

Fonte: Metro 1. 

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Jequié News
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )