Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 30 de Setembro 2026
Ministro aponta acordo entre agentes penitenciários e crime organizado
Geral

Ministro aponta acordo entre agentes penitenciários e crime organizado

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, comentou a quantidade de armas de fogo e objetos perfurantes encontrados em presídios brasileiros por militares das Forças Armadas após vistorias feitas ao longo do ano. Segundo ele, o grande montante de apreensões sugere que haja algum tipo de “acordo” entre agentes do sistema prisional e criminosos.
"O fato de o sistema prisional brasileiro admitir que um em cada dois detentos esteja armado é um escândalo. Como isto foi parar lá dentro? A gente chega a pensar se não há algum tipo de leniência, de acordo entre os [trabalhadores] do sistema prisional e aqueles que estão presos", disse Jungmann nesta quinta-feira (28), ao fazer o balanço anual das atividades da pasta.
De acordo com dados divulgados, cerca de 11 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica inspecionaram 31 presídios nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Rondônia e Roraima durante 2017.
Somadas, seis unidades prisionais abrigavam 22.970 detentos. Considerando que foram encontradas 10.882 armas e objetos perfurantes, o ministro ressaltou que há quase uma arma à disposição de cada dois detentos que cumprem pena nos locais fiscalizados.
"Você encontra televisor, churrasqueira, freezer, o que vocês pensarem. Parece haver uma espécie de acordo tácito, ʹnão aperta a gente aqui que a gente não cria problema láʹ", disse o ministro. Ele ressaltou que suas declarações não são derivadas de inteligência militar, mas sim de uma conclusão pessoal baseada nos resultados das operações de varredura.

Fonte: Metro 1.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Jequié News
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )