Jequié News - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Sabado, 27 de Junho de 2026
Conta de energia na Bahia subirá 15% na próxima semana

Geral

Conta de energia na Bahia subirá 15% na próxima semana

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Foi aprovado nesta terça-feira (15), pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o reajuste da tarifa de energia para a Companhia Elétrica do Estado da Bahia (Coelba). A média do aumento será de 15,35% e entrará em vigor a partir do dia 22 de abril para 5,3 milhões de unidades consumidoras localizadas em 415 municípios da Bahia. Desta forma, o consumidor irá perceber essa variação integralmente a partir da fatura referente ao mês de maio. A alta será de, em média, 15% para os consumidores de baixa tensão (abaixo de 2,3kV), residenciais, e de 16,04% para os de média e alta tensão (de 2,3 a 230 kV), comerciantes e  indústrias. De acordo a Aneel, custos relacionados à compra de energia elétrica para atendimento do mercado da distribuidora, o valor da transmissão dessa energia e os encargos setoriais foram os motivos que mais pesaram no aumento. Segundo o G1 Bahia, uma das razões para esse aumento na tarifa da Coelba é a queda do nível de armazenamento de água nos reservatórios das principais hidrelétricas do país. Isso levou à necessidade de uso mais intenso de usinas termelétricas, que geram energia mais cara, e a um aumento nos custos das distribuidoras
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )