A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, publicou no Diário Oficial, nesta terça-feira dia 7, a Recomendação Técnica de Saúde nº. 01, referente ao manuseio medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico da Covid-19, na Atenção Primária à Saúde, que passará a ser oferecido no município, a partir da aquisição dos mesmos, via licitação pública. Três medicamentos passaram a constar como prováveis métodos de enfrentamento ao vírus: a Azitromicina, a Ivermectina e a Hidroxicloroquina. A Prefeitura vem tentando adquirir os dois primeiros, que estão dentro da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais, e fez solicitação para recebimento da Hidroxicloroquina, que é um medicamento do componente especializado da Assistência Farmacêutica, disponibilizado por meio de protocolo da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), sendo fornecido pelo Ministério da Saúde à pacientes graves que estejam hospitalizados.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a Recomendação Técnica foi dialogada com representantes da classe médica pertencentes à Rede de Atenção Primária e apresenta indicativo de prescrição medicamentosa para pacientes com sintomas leves da Covid-19, na tentativa de evitar o agravamento dos quadros clínicos. A recomendação não obriga os médicos a aderirem; ou seja, os médicos têm liberdade para decidir ou não pela prescrição em conjunto com o paciente, que podem optar ou não pelo uso.
Na prática, o uso será recomendado para pacientes que procurarem os serviços de saúde da rede pública em fase inicial da doença. Será necessária a prescrição médica com o conhecimento e aprovação do paciente, através do TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO.

Comentários: