Em comemoração ao dia da árvore, que é celebrado todos os anos no dia 21 de setembro, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, realizou na Escola Municipal José Simões de Carvalho, no povoado da Cachoeirinha, e no Centro de Educação Infantil Fernando Machado Cafezeiro, no bairro Curral Novo, uma ação do Programa Despertar visando conscientizar estudantes sobre a importância do meio ambiente através do plantio de árvores dentro da escola. Em espaços distintos, as atividades foram coordenadas pela diretora da escola, Vanusa Vieira, e a professora Juscineide Souza Santos; a diretora Antônia Regina Sampaio, e as professoras Síntia Novaes, Mariana Moura , Ana Paula Souza e Silvana de Andrade de Oliveira, tendo contado com a participação de alunas do 1º ao 5º ano, do Ensino Fundamental I, e 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II, além de discentes da pré-escola, em contribuição ao aprendizado ecológico proporcionado pelo conteúdo programático pedagógico.
O Programa Despertar que é fruto de uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR-AR/BA, Sindicatos dos Produtores Rurais e Prefeituras Municipais, tem o objetivo de promover a educação voltada à responsabilidade social, e visa impactar à mudança de valores, aliada à postura cidadã e socioambiental. Implantado na Escola Municipal José Simões de Carvalho, no ano de 2008, realiza diversas atividades visando a conscientização à proteção ao meio ambiente e preservação da natureza.
Para a aluna do 9º ano, do Ensino Fundamental II, e agente do Programa Despertar, Beatriz Macedo Santos, plantar árvores é uma experiência enriquecedora e que proporciona aos alunos um maior contato com a natureza.
“É muito importante a gente ter contato com a Natureza, é muito importante viver junto à natureza, porque não podemos ter contato apenas com as coisas materiais desse mundo! A gente precisa ver a natureza, respirar o ar puro, plantar árvores, viver a natureza. O Programa Despertar é muito importante, aqui nós aprendemos muitas coisas sobre o meio ambiente, e como cuidar da natureza para que possamos viver melhor agora e no futuro.”, disse a estudante Beatriz Macedo Santos.



Comentários: