A programação será iniciada na próxima terça-feira, dia 16, indo até o dia 20, será transmitida pelo Canal da ODEREE, no YouTube, e vai contar com a XVII Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira; o IV Encontro de Religiões de Matriz Africana; o IV Fórum de Educação: Leis 10.639/03 e 11.645/08 Gênero e Diversidade sexual; o IV Encontro Estadual de Educação das Relações Étnicas, & o III Colóquio Internacional de Educação das Relações Étnicas.
Ainda como parte da programação, a União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro) de Jequié, realiza no sábado, dia 20, às 17h, na Praça Rui Barbosa, o evento “Na luta pela igualdade racial”, com apresentação de capoeira, desfile de beleza negra, entre outras atividades. E o Projeto Agulhas do Poder vai promover na Casa da Cultura, no dia 29, a exposição “Retalhos da Resistência – Representações Negras em Tecido”. E, no dia 30, apresentação musical com Palmeiron Andrade, encerrando o mês da Consciência Negra.
Para o secretário de Cultura e Turismo, a iniciativa da UNEGRO de Jequié, do Projeto Agulhas do Poder e do ODERE, que realiza ações interdisciplinares de pesquisa, ensino e extensão, voltados para o estudo das relações étnicas na UESB, é de extrema importância para o município, e visam o fortalecimento da cultura e do intercâmbio do conhecimento histórico, para provocar a reflexão sobre a importância do legado africano para a formação da nossa sociedade.
“Quando as pessoas compreendem de fato a importância histórica e cultural dos povos africanos para a formação da nossa sociedade, ajudamos a romper com preconceito, que existe em muitos lugares e espaços sociais. Por isso, é necessário celebrar a identidade negra, transmitir saberes sobre o conhecimento histórico-cultural para as próximas gerações, repassar os costumes dos antepassados africanos, sua cultura, música, religião, transmitir seu legado, para que seja provocada esta reflexão, não apenas na comunidade negra, mas em toda a nossa sociedade.”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.
Comentários: