Jequié News - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Sexta-feira, 26 de Junho de 2026
MP aciona prefeita de Ipiaú por fraude em licitação do lixo

Geral

MP aciona prefeita de Ipiaú por fraude em licitação do lixo

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Ministério Público da Bahia acatou uma denúncia do ex-vereador Erivaldo Carlos e abriu uma ação contra a Prefeita de Ipiaú, Maria das Graças Mendonça; a Secretária de Infraestrutura Carla Garcia e o então Procurador do Município e sócio da Transloc Neilon Oliveira. As informações são do site A região.

Segundo a ação, da procuradora-geral adjunta Wanda Valbiraci e do promotor José Emmanuel, a prefeita e a secretária fraudaram a licitação e direcionaram a contratação da Transloc para a coleta de lixo, pela qual receberia R$ 398.506 por mês. O contrato é de janeiro de 2017.

A fraude teria sido iniciada já no segundo dia de mandato da prefeita, quando a secretária Carla Garcia pediu a contratação da coleta de lixo sem licitação. Para justificar o preço da Transloc, o município juntou dois outros orçamentos, das empresas N. Borges e Bely Locações.

O MP afirma que uma perícia técnica constatou "fortíssimos indícios" de conluio entre as empresas, com orçamentos "visivelmente montados", contendo "os mesmos erros gramaticais e de formatação". Esta não é a primeira vez em que a N. Borges e a Bely Locações aparecem em licitações de Ipiaú.

Elas também participaram de uma licitação para o transporte escolar, exibindo com os mesmos erros de grafia e formatação, além de carimbos trocados. Em setembro de 2020, a Justiça Federal bloqueou R$ 805 mil em bens da prefeita por suposta fraude e as investigações seguem em andamento na Polícia Federal.

O MP diz que o procurador-geral Roney Ribeiro atestou a legalidade do contrato e a prefeita autorizou a contratação da Transloc. "A inusitada rapidez pela qual fora deflagrado e concluído o procedimento é denotativa de intenção fraudatória".

"Todo o Processo Administrativo no 001/2017 fora concluído em um dia só, em 02/01/2017 (uma segunda-feira, primeiro dia útil seguinte à posse de prefeita), quando a secretária solicitou à prefeita a contratação direta por dispensa de licitação e ela ratificou o procedimento de dispensa de licitação".

Além disso, a prefeita teria autorizado, de maneira ilegal, a prorrogação do contrato até dezembro de 2017, permitindo superfaturamento em R$ 2.558.785, correspondendo ao percentual aproximado de 107,01% do valor inicial. O MP pede a condenação da gestora a 5 anos de detenção.

 


 

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )