Jequié News - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Quinta-feira, 24 de Abril de 2025
POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA DESVIO DE MAQUINAS AGRÍCOLAS NA COORDENAÇÃO ESTADUAL DO DNOCS NA BAHIA

Policial

POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA DESVIO DE MAQUINAS AGRÍCOLAS NA COORDENAÇÃO ESTADUAL DO DNOCS NA BAHIA

Na ação de hoje, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, nas cidades de Salvador, Simões Filho e América Dourada.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (12/3), a Operação Metafanismo, que apura o desvio de máquinas e implementos agrícolas do pátio da Coordenação Estadual do DNOCS na Bahia (CEST-BA), no período de 2019 a 2021.

Até o momento, as evidências indicam a existência de um esquema envolvendo servidores do Órgão e particulares, mediante o qual máquinas e implementos, que deveriam ser entregues para associações ligadas à agricultura familiar, eram vendidos ou desviados para terceiros, o que configura, em tese, o crime de peculato.

Consoante apurado, para viabilizar o esquema, o grupo investigado valia-se da montagem de um processo administrativo onde justificava a saída de cada equipamento do pátio do DNOCS e lançava a indicação do nome de uma associação de produtores rurais/agricultura familiar como recebedora dos itens. Ocorre que, as investigações desvelaram que os documentos em nome de tais associações eram forjados - sem o conhecimento dos representantes das associações – e que os equipamentos eram desviados em favor de terceiros totalmente estranhos aos quadros associativos.

A ausência de qualquer ação de fiscalização do DNOCS acerca do uso das máquinas e implementos desviados possibilitou o acobertamento dos desvios praticados.

No curso das investigações, a Polícia Federal recuperou alguns equipamentos desviados e prossegue com as investigações visando coletar novas evidências acerca da estrutura da associação criminosa e a recuperação de todos os itens.

Na ação de hoje, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, nas cidades de Salvador (7), Simões Filho (1) e América Dourada (1), expedidos pela Justiça Federal de Salvador/BA, com a participação de 35 policiais federais.

Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )