“Precisamos urgente nos unir. Nós teremos uma Bahia antes e depois da ferrovia”, declarou o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Jequié, Zé Cocá, sobre a necessidade de dar andamento às obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). O chamamento aos prefeitos foi feito nesta sexta-feira (30), durante o lançamento da Frente Integra Sudoeste (FIS), em Vitória da Conquista. No evento, que contou com gestores de dezenas de municípios da região, Zé Cocá informou que estará com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, na próxima terça-feira (3) para pedir o comprometimento do governo federal com a conclusão da obra que, segundo ele, vai alavancar o desenvolvimento da região, rica em minério de ferro.
“Não existe ter um investimento da magnitude da ferrovia oeste leste, que será um vetor de desenvolvimento da Bahia e, infelizmente, está parado, com pessoas saqueando trilhos e material da obra”, lamentou o gestor ao destacar ainda que a UPB realiza uma reunião de prefeitos com a bancada baiana de deputados e senadores, em Brasília, no próximo dia 4, para solicitar o apoio à pauta dos municípios. “Precisamos chamar os nossos parlamentares para que eles entrem nesse debate. Temos que aproveitar os deputados federais da Bahia para que a gente discuta o fortalecimento da região Sudoeste”, pontuou.
Segundo a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, e o prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, a Frente Integra Sudoeste será uma instância política formada por gestores municipais com o propósito de viabilizar grandes projetos e investimentos, visando o fortalecimento da região. “Agradeço Zé o apoio que você nos deu. A gente quer união, não é um movimento político, vamos fazer um evento suprapartidário defendendo a região Sudoeste porque o que precisamos é isso unir para trazer o desenvolvimento conjunto”, afirmou a prefeita Sheila.



Comentários: